Henrique Máximo
Melhor do que uma banda “presentear” os nossos ouvidos com boa música, é nos “presentear” também com uma boa capa de disco. Tudo bem que o “glamour” de apreciar uma capa de disco se perdeu na transição do LP para o CD e está se perdendo ainda mais na transição do CD para o MP3, mas uma coisa é certa, na era dos LP´s se fizeram algum das melhores e mais clássicas capas de discos.
Na era do CD também surgiram ótimas capas, mas os artistas gráficos tiveram que se contentar em trabalhar com bem menos espaço. É uma pena que muitas “obras” se limitem hoje a um ícone minúsculo na pasta Minhas Músicas. Apesar dos pesares, eu torço que esses artistas continuem produzindo boas capas e usufruam das novas ferramentas tecnológicas. Vamos aguardar.
Apesar de existirem inúmeras capas de discos fantásticas, seria impossível postá-las todas aqui, então selecionei 5 trabalhos de alguns dos mais bem conceituados artistas gráficos do Rock para apreciarmos. Confira:
Black Sabbath – Sabbath Bloody Sabbath (1973)
A imponente capa do artista plástico, Drew Struzan, mostra um homem deitado em sua cama vivendo um pesadelo real onde é atacado por demônios. A capa “casa” perfeitamente com a sonoridade sombria do disco. Esse trabalho foi um “divisor de águas” na carreira da banda, passando a agradar bem mais a imprensa inglesa, que via com desconfiança os trabalhos do Black Sabbath.
Site Oficial de Drew Struzan: http://www.drewstruzan.com/
Download do Disco: http://migre.me/1Re2q
Pink Floyd – The Dark Side of the Moon (1973)
Essa capa feita pelo renomado designer, Storm Thorgerson, foi considerada revolucionária por usar uma linguagem visual inovadora para os padrões da indústria fonográfica nos anos 70. Do disco não tem muito que falar, permaneceu 14 anos entre os 200 mais vendidos na parada da Billboard, sendo considerado um dos mais importantes da história da música.
Site Oficial de Storm Thorgeson: http://www.stormthorgerson.com/
Download do Disco: http://migre.me/1RewO
Nazareth - Expect no Mercy (1977)
A batalha entre dois bárbaros e um cérebro ao fundo irradiado de vibrações, simbolizando o estado cerebral de um guerreiro durante uma batalha, é o trabalho do genial Frank Frazetta, que faleceu este ano, mas será sempre lembrado como o ilustrador de Conan e Tarzan. O disco é um dos trabalhos do Nazareth mais bem aceitos pelos críticos, além de ter uma ótima capa.
Site Oficial de Frank Frazetta: http://www.frankfrazetta.net/
Download do Disco: http://migre.me/1ReHS
Megadeth – Youthanasia (1994)
A capa é assinada pelo designer, Hugh Syme, um conceituadíssimo artista gráfico que já fez capas para: Iron Maiden, Aerosmith, Rush, Dream Theater, Whitesnake, entre outras bandas. Em Youthanasia ele capta o “espírito” das letras que falam de morte, guerra e incesto, em uma obra digital bem ao estilo surrealista. Apesar de ser uma bela capa, a obra desagradou os governos de Singapura e Malásia, que baniram de suas lojas.
Site Oficial de Hugh Syme: http://www.hughsyme.com
Download do Disco: http://migre.me/1ReTd
Angra – Aqua (2010)
O mais recente álbum do Angra é obra do artista gráfico brasileiro de renome internacional, Gustavo Sazes. Em Aqua ele transpõe para a capa o conceito do disco que é baseada na obra de Willian Shakespeare, A Tempestade, com uma forma bem original de fazer arte digital e aponta uma nova tendência dentro do gênero Heavy Metal.
Site Oficial de Gustavo Sazes: http://www.abstrata.net/
Download do Disco: http://migre.me/1Rf90