![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhwim4paFF9zVhRpWISwnXMA06K0f5SkxqQkmGWzOKB_iR84ygiWNav1qGHQppBhIXYJYOq5tm6YnATM4GKqDnwqQH0S2QAF8ZWcdkY0Ry5qsqRrk7CriWQVe1pmcVlDoia7OW_hPQBMUtS/s400/A+verdade+%25C3%25A9+um+v%25C3%25ADrus.png)
Henrique Máximo
“A Verdade é um Vírus”. A frase retirada do filme, “Um Som Diferente (Pump Up The Volume)” de 1990, estrelado por Christian Slater, resume não só o que é óbvio, mas “destila um veneno ácido” sobre a consciência das pessoas que vivem escondidas atrás de máscaras ou de mentiras.
O tema principal do filme é a adolescência e as metamorfoses que todos os adultos já passaram um dia, quando estavam na fase das descobertas e inseguranças. Mas não venho aqui falar do filme respectivamente, e sim do tema abordado: a adolescência.
O pensamento coletivo comum da sociedade é o que comanda a maioria, porém, quando se é adolescente você não quer fazer parte desse grupo, você quer ser diferente. Há aqueles que têm medo de bater de “frente” com o "sistema", com os pais ou qualquer tipo de tabú da sociedade. Aí está um problema, pois jovens que passam por isso geralmente se tornam adultos frustrados ou possuem mudanças de temperamento constantemente.
Che Guevara disse certa vez: “Ser jovem e não ser revolucionário é uma contradição genética”. Sim, é a mais pura verdade, mas o que eu vejo muito na sociedade de hoje são jovens acomodados com o "sistema", e pior, vejo jovens que esqueceram de que rebeldia faz parte da juventude, porém, há pais que atarefam tanto os filhos que faz eles se esquecem do que é ser adolescente.
Mas o que é ser adolescente? Não existe um estereótipo, mas a puberdade tem seu período e é uma fase que deve ser respeitada. O problema é que hoje as crianças estão se tornando adolescentes cedo demais e os adolescentes se tornando adultos fora do tempo. Isso está errado e é algo preocupante. Quem são os culpados? Os pais, os meios de comunicação e o governo, ou seja, o “sistema”.
Por que os pais? Porque muitos pais deixam seus filhos serem “educados” pelos meios de comunicação, principalmente a TV e a Internet, não dando importância ao que seus filhos estão assistindo ou acessando. Por que os meios de comunicação? Porque sabendo de sua responsabilidade em ter milhões de jovens como audiência, não apresentam conteúdos educativos o suficiente, ou pelo menos algo que estimule o jovem a refletir sobre sua realidade. Por que o Governo? Porque não possui um sistema de educação decente. Omite-se do separatismo que ocorre entre a qualidade de ensino público e o privado e não dá bons exemplos através de seus governantes.
É a falta de “rebeldia” que existe hoje na juventude que fortalece o “sistema”, pois o comodismo é uma doença social que está se distanciando da “cura”. No filme diz que “A verdade é um Vírus”, mas parece que o "sistema" descobriu o antídoto. Espero que aconteça um “milagre” e esse “Vírus” volte a ter força como nos tempos em que jovens lutavam contra ditaduras, derrubavam presidentes ou lotavam festivais de músicas que contestavam o “sistema” e não que faziam parte dele.
Viver em uma democracia não quer dizer, viver livre, é apenas uma “garantia” de que você pode participar do processo político do seu país, o que na prática não quer dizer muita coisa. Porém, ser adolescente é querer lutar contra o “sistema”, não para destruí-lo, mas para ele perceber que você existe, afinal, o “troféu” de um adolescente não é "ganhar", e sim, ser percebido ou ter alguém para escutar o que ele tem pra dizer, mesmo que seja uma “bobagem” aos olhos de um adulto, para um adolescente pode ser algo muito importante dentro do seu “universo”.
Ser adolescente é ser uma contradição ambulante, ao mesmo tempo quer ser um “revolucionário” em assuntos sérios, apesar de ser inseguro nas descobertas da puberdade. Ser jovem é querer sempre ter razão, mesmo quando nossos pais ou professores estão com ela. Mas atenção, não saia por ai “tocando o terror” em nome da juventude, porque não se deve levar a vida tão a sério nessa fase, pois quando passa essa fase de “poucas” responsabilidades, você sente saudades e como sente.
Resumindo: pais, deixem seus filhos serem adolescentes, pois eles nunca serão adultos frustrados, pois “A verdade é um vírus” e não tem coisa pior do que fingir ser o que não é. Seja sempre o que vocês são, pois a essência do ser humano está impregnada na sua consciência limpa, não a suje de mentiras e não coloque máscaras. É como diz na canção “Quase sem querer” da Legião Urbana: “Que mentir pra si mesmo é sempre a pior mentira”.